Dicas

Nubank alerta sobre golpe da 'falsa central de atendimento’

Banco mostra o que fazer nestas situações

Banco dá dicas de como evitar o golpe
Banco dá dicas de como evitar o golpe |  Foto: Divulgação

O banco digital Nubank divulgou, nesta segunda-feira (12), orientações de segurança para seus clientes, após a onda de golpe da falsa central de atendimento. A fraude vem fazendo diversas vítimas em todo o Brasil. 

O golpe acontece da seguinte forma: os golpistas entram em contato com a vítima pelo telefone, e-mail, ou aplicativos de mensagens, se passando por atendentes do banco. Muitas vezes, eles usam uma técnica, conhecida como “spoofing”, que significa “fingir ou imitar"(esse termo é utilizado para se referir a diversos tipos de falsificação voltada para uma pessoa, site, servidor ou serviço). Assim, o número que aparece para o cliente é mostrado como “oficial do banco”.

Logo depois, os golpistas pedem informações ou ações de um banco que nunca pediria, como dados pessoais, senhas, código enviados pelo e-mail e transações.

Por conta disso, o Nubank atualizou a lista de como evitar as ações dos golpistas e manter seus dados e conta seguras. Confira:

  • Nunca informe senhas, dados pessoais ou códigos;
  • Jamais realize transferências para confirmar qualquer transação;
  • Desconfie de pedidos ou instruções feitos com urgência;
  • Nunca clique em links ou baixe apps fora das lojas oficiais.

Além disso, o banco informa que se desconfiar de alguma ligação, deve se desligar e esperar cerca de 10 minutos e aí ligar para o banco pelo número oficial de contato. 

“Se você acha que foi vítima deste tipo de golpe, entre em contato com a gente imediatamente, através do chat no aplicativo ou pelo telefone 0800 608 6236. No nosso Canal de Denúncias, você pode reportar tentativas deste golpe, nos ajudando a identificar os golpistas e garantir que menos pessoas se tornem vítimas”, informou o Nubank.

< Anitta vive affair com ator italiano na Turquia Deolane Bezerra perde ação na Justiça contra o SBT <